O Projeto piloto LIFE No_Waste foi iniciado em Maio de 2018 na mina de São Domingos (Faixa Piritosa Ibérica, Portugal)!


Ver Video

Autoria: EDM


Celebrando 25 anos do programa LIFE! Saiba mais aqui

  • slider3.jpg
    Reciclagem e nutrientes
  • slider1.jpg
    Reabilitação
  • slider2.jpg
    Gestão de riscos

LIFE No_Waste - GESTÃO DE CINZAS DE BIOMASSA E RESÍDUOS ORGÂNICOS

PARA A RECUPERAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS: UM PROJETO PILOTO EM PORTUGAL

LIFE 14 ENV/PT/000369

Neutralização da acidez do solo

O projeto visa:
Desenvolver corretivos de solo usando cinzas da combustão da biomassa florestal residual que são eficazes na neutralização da acidez do solo (aumento esperado do pH de 2,5-3,5 a 5,5-6,5)

Aumento das reservas de carbono orgânico do solo

O projeto visa:
Preparar misturas de cinzas da combustão residual de biomassa florestal e lamas biológicas do tratamento de efluentes e/ou composto orgânico, os quais podem ser usados para aumentar as reservas de carbono orgânico do solo.

Recuperação das funções do solo

O projeto visa:
Aumentar os conteúdos de nutrientes para as plantas (em particular, Ca, Mg e K), reduzir as taxas de erosão do solo, aumentar a capacidade de retenção de água do solo, potenciar o aumento da biomassa microbiana e da produtividade vegetal.

Suporte à Economia Circular

​​​​​​​

O projeto visa:
Contribuir para a redução do consumo de aditivos para o solo dispendiosos (fertilizantes, corretivos alcalinizantes); determinar o potencial de fim de estatuto de resíduo para a cinza de biomassa florestal residual; contribuir para a sustentabilidade de setores económicos importantes em Portugal (indústria de pasta e papel, produção de energia, gestão de resíduos e minas).

Estratégia temática para a proteção do solo

As operações de extração mineira foram, no passado, uma das causas de degradação do solo. Estas atividades estão associadas a um legado de escombreiras e resíduos abandonados assim como de drenagem mineira ácida, contribuindo em cerca de 2% da contaminação do solo na Europa.

Melhor gestão do solo

Necessidade de estratégias sustentáveis para relançar o desenvolvimento de locais degradados e tecnologias de remediação que sejam eficazes, tanto na descontaminação como na preservação das funções do solo, a custos acessíveis.

Rumo à Economia Verde e Circular

Em Portugal, são anualmente geradas entre 150 000 e 200 000 toneladas de cinzas provenientes da combustão de biomassa florestal residual. A gestão das cinzas é um problema crítico. O seu uso como matéria-prima em aditivos para o solo pode ajudar a corrigir a acidez do solo e as deficiências nutricionais, economizar fontes minerais não-renováveis e reduzir as necessidades de confinar as cinzas em aterros sanitários.

Degradação das funções do solo

Foram identificadas, em Portugal, 175 áreas mineiras degradadas (incluindo 114 minas de sulfatos metálicos). Vários locais apresentam valores de pH do solo extremamente ácidos (pH <3,0).

Eficiência de recursos

As tecnologias de baixo custo para a recuperação de áreas mineiras degradadas utilizam cada vez mais as cinzas dos processos de combustão como recurso para corrigir o pH de solos ácidos.

Critério de fim de estatuto de resíduo

É necessária uma estratégia regulamentar e técnica adequadas (incluindo protocolos de avaliação de riscos) para concretizar a reciclagem de cinzas nos solos.