As operações de extração mineira são uma das causas de degradação do solo. Estas atividades estão associadas a um legado de resíduos abandonados e drenagem ácida, contribuindo cerca de 2% da contaminação do solo na Europa.
Existe, portanto, uma necessidade urgente de estratégias sustentáveis de reabilitação de locais degradados e de tecnologias de remediação que sejam efetivas, tanto na descontaminação como na preservação das funções do solo, a custos acessíveis.
As tecnologias de baixo custo para a recuperação de áreas de minas degradadas utilizam cada vez mais as cinzas dos processos de combustão como recurso para remediar os solos contaminados. Em Portugal, foi identificado um total de 175 áreas de minas degradadas (incluindo 114 minas de sulfatos metálicos).
Também em Portugal, produzem-se anualmente entre 150 000 e 200 000 toneladas de cinzas de biomassa que normalmente são confinadas em aterros sanitários, e que poderiam ser usadas para ajudar a recuperar solos degradados em antigas áreas de minas.
This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.